Alívio para a Alma

08:00:00

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11:28-30)



Confesso que ainda hoje não encontro palavras suficientes que possam expressar o que sinto quando leio essas palavras do Senhor Jesus.



Quando medito nesse texto, minha alma encontra alívio e descanso. Encontro as respostas de todos os meus anseios e dúvidas. Encontro o renovo necessário para continuar firme em minha caminhada de fé.



Ir até Jesus, como ele disse “Venha a mim” é a certeza de uma caminhada diária com grande significado. Há de fato um propósito de grande valor quando caminhamos em direção ao Mestre.



Ir até Jesus é como encontrar um refúgio do peso que nos era imposto pela religião. É muito mais do que encontrar descanso. É um refrigério, é um bálsamo que alivia as dores mais profundas de nossas almas.



É deixar para trás todo o peso desnecessário. Sim, carregamos muitas vezes um peso que não deveríamos nem estar carregando. O peso da culpa, de nos cobrarmos demais, de assumir a culpa dos outros e por aí vai.



E em Cristo, caminhando em direção a Ele, tudo isso se desfaz.



Tomar o jugo de Jesus é entender que o que Ele espera de nós não deve ser tomado como algo penoso ou desagradável, muito pelo contrário. Devemos encontrar a felicidade em realizar a vontade dEle, e em cumprir aquilo que Ele espera de nós.



Aprender do Mestre é um dos maiores desejos que carrego na minha alma. É minha oração diária. Meu objetivo de todos os dias. Aprender dEle, ser como Ele, ser conduzido pelos valores dEle, ouvir e praticar as orientações dEle, com humildade, que é a consciência do perdão que recebi e mansidão, que é uma das evidências da presença do Espírito Santo em minha vida.



Essa é a forma de encontrarmos o verdadeiro alívio para nossas almas.



Interessante constatar que no mundo em que vivemos, 99% das pessoas desperdiçam suas vidas tentando, em vão, saciar as suas almas, embora a grande maioria ainda não tenha nem percebido isso.



Um mundo consumista, onde as pessoas que ficam tristes ou sofrem frustrações no dia-a-dia, tentam amenizar suas tristezas comprando coisas, que muitas vezes, não tem utilidade nenhuma. Arrumam dívidas, gastam o que não tem por conta de uma falsa sensação de alívio momentâneo, mas que no mesmo dia, percebem que a dor não foi embora. De fato, a alma não está aliviada.



Usam as diversas distrações e substituições que o mundo oferece para a alma “doer” menos. Essas “distrações” são apenas fuga de uma realidade que não irá mudar. E que cedo ou tarde virá a tona novamente. E virá com mais intensidade.



Essas fugas se apresentam das diversas formas possíveis: sexo, bebidas, drogas, diversão sem limites. Mas que são apenas paliativos superficiais para a dor iminente, que nunca deixou de estar presente, mas que foi mascarada. Depois, a culpa, a dor , o medo , todos eles voltam.



É pior do que andar em círculos.



De forma que percebo que esse alívio da alma que Jesus oferece, ninguém, em nenhum lugar do mundo e de forma nenhuma poderia oferecer. Só o Senhor Jesus sabe, de fato, o que a nossa alma precisa e só Ele tem o que nós precisamos.



Sim, o jugo dele é suave, e o fardo é leve. Não existe leveza maior do que andar com Cristo nos caminhos suaves e tranquilos da Graça.



Caminhos de leveza , mas também de responsabilidade.



Porém, uma responsabilidade leve, de um caminhar leve, de uma vida leve. Um caminhar de alívio para as nossas almas.



O fardo de Jesus alivia toda a dor do meu ser. Minha alma descansa nEle. É leve porque já não o carrego sozinho.



Descanse nEle, aprenda dEle, vá até Ele.



E encontre nEle, o alívio de sua alma.



Pense nisso!



Abraço.



Marco Cicco.






Você também pode gostar

0 comentários

Publicações Populares

Curta Nossa Página

Instagram