Questionamentos.

20:31:00

Esse texto faz parte do Projeto Recomeçai e visa conscientizar e auxiliar a Igreja de Cristo para melhor lidar com casos de abuso sexual. 

 Um dos primeiros estágios depois do abuso sexual é o questionamento.

 A vítima de questiona da soberania de Deus, do amor de Deus, de sua salvação, se o ato foi pecaminoso por parte dela ou não, tenta encontrar respostas para perguntas intermináveis e que assombram sua mente diariamente.

 E se conseguem a resposta de alguma forma a ignoram e a dor impede de ver essa resposta com mais clareza.

 Nesse momento é preciso ter paciência. Vai ser necessário repetir, repetir e repetir, afirmar, montar raciocínios diversas vezes e é mais comum ainda a volta a estaca zero, isso é quase rotineiro.

 A vítima vai querer achar um culpado e quando não faz isso consigo, faz com Deus e questiona-se da soberania dEle, é preciso que ela esteja bem assistida para não fraquejar na fé ou abandonar de vez.

 Pelo seu trauma é provável que ela esqueça de conceitos básicos, não consiga enxergar a Cruz e o Sacrificio, não se lembre dos patriarcas, profetas, de Cristo, dos Apóstolos e Paulo, do Senhor... E ela deve ser relembrada deles todos os dias.

 A vítima vai se perder do caminho, vai ser tentada a seguir em outra direção e para impedir isso deve estar bem assistida e para bem assisti-la deve se ter muita paciência. Recaídas são comuns.

 Seu caráter como cristão pode ser posto a prova pela vítima, ela pode chegar a agir como um daqueles fariseus da época de Jesus e pegar o calcanhar de Aquiles de sua fé mas não desista dela. Entenda. Ela acabou de sofrer um trauma que irá marca-la até o final de sua vida e o processo até que ela saiba como lidar com isso e superar é longo.

 Você tem o dever de lembra-la da nossa esperança em Deus todos os dias. Se preciso, leia os Evangelhos junto com ela, reintroduza conceitos básicos e insista no sacrifício da Cruz; não por uma instantânea ignorância acerca do cristianismo mas sim por causa de uma dor avassaladora que chega sem bater e cega a vítima de tudo o que um dia ela aprendeu.

 Tenha paciência e caminhe com ela a partir do ritmo dela.

Você também pode gostar

2 comentários

  1. O caminho é longo e o fardo pesado e nem todos têm a mesma capacidade de atirar para trás das costas, mas sentir/lembrar do amor de Deus é necessário para tirar todo o rancor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obviamente. No entanto nem sempre há forças no indivíduo para se reerguer e ele precisa de conforto advindo de irmãos em Cristo.

      Excluir

Publicações Populares

Curta Nossa Página

Instagram